Temos a honra e o prazer de anunciar o Ciclo de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho de 2021, promovido pelo Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (UFSCar) juntamente com o Departamento de Psicologia (USP-FFCLRP). O evento será transmitido online e ao vivo por uma das plataformas digitais.

lothar1975.jpg

O Ciclo de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares reunirá pesquisadores e autores renomados na área da fenomenologia e de suas principais interfaces, na filosofia, na psicologia, na política, nas artes e nas mais diversas ciências. Trata-se de propiciar a retomada da fortuna crítica já nos delegada pelas autoras e autores da tradição fenomenológica, em tempos já findos, desde a sua inauguração com as Investigações Lógicas em 1900, bem como constatar a pertinência desta abordagem em alguns dos seus mais proeminentes projetos e propostas teóricas atualmente lançados, de uma ponta a outra das Américas e da Europa. O profícuo diálogo entre a fenomenologia de hoje e de outrora também leva a considerar a fenomenologia daqui em face de alhures. É preciso sublinhar a pluralidade de lugares a partir dos quais ela é pensada e toma forma, bem como a distância desde sempre constitutiva entre estes olhares e atualmente imposta pela crise epidêmica, social e existencial que vivemos.

lothar-charoux-sem-titulo-guache-sobre-p

Esta relação entre tempos e lugares da fenomenologia expressa a intenção de pensar como ela se fez, como se atualiza e qual o possível amanhã para esta disciplina tão concreta quanto multifacetada. Entre tempos e lugares, a diversidade constitutiva da fenomenologia demonstra a disposição iminente em se reinventar para compreender nossa existência, bem como a fecundidade deste método em abordar uma série de problemas dos clássicos aos mais contemporâneos. O Ciclo de Conferências debaterá desde os fundamentos da fenomenologia, com a consciência e o desdobramento de uma noção fenomenológica de tempo, na composição de um método descritivo e intencional capaz de conciliar logos e bios, vida e razão, até suas diversas vertentes de interpelação da existência, da situação e do lugar da subjetividade. O evento discutirá também as possibilidades oferecidas pela fenomenologia para enfrentar problemas bastante urgentes, como a interculturalidade, o pós-colonialismo, as questões de gênero, a injustiça social e, finalmente, as distâncias que hoje nos são impostas da maneira mais brutal.

linhas 80.jpeg
logo evento.jpeg

O Ciclo de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares tem como objetivo propiciar um espaço de discussão neste momento de incertezas e dor. Oferecer um lugar no qual os diversos períodos da fenomenologia possam ser recuperados, assim como um tempo durante o qual os diversos locais onde ela é feita possam dialogar. Entre tempos e lugares, esperamos que por um momento a nossa distância seja transposta. Quando nos referimos aos tempos e aos lugares entre os quais a fenomenologia se encontra, estamos pensando nas barreiras espaciais, disciplinares, temporais, conceituais que ela busca superar, fazendo-se passado, presente e, quiçá, porvir.